quarta-feira, 2 de agosto de 2017

LOTUS 72E - #SQN

Não é só a Hot Wheels que comete suas trapalhadas, desta vez a Kyosho deu uma escorregada e nos premiou com uma verdadeira pérola.

Quando eu comprei o Lotus 72E da marca eu estava certo que não havia nenhum problema, aparentemente tudo certo, decalques, pneus Goodyear... e aí que percebi a primeira falha, a posição do aerofólio traseiro que no Lotus 72E é diferente do 72D, outra diferença é uma pequena entrada de ar na frente do carro e a posição dos radiadores que também era um pouco diferente, pouco, mas era. Até aí beleza, mas aí veio o pior de todos os erros, colocaram o piloto Dave Walker e o numeral 6 que não pertenceram a Lotus 72E. Foi aí que percebi que na verdade eu havia comprado um Lotus 72D com decalques do lotus 72E e com pneus Goodyear ao invés dos Firestone.

E o que isto quer dizer?

- Como colecionador nada, já comprei muita miniatura com erro, mas como história uma barbaridade!

A Kyosho ao lançar o produto em nenhum momento fez qualquer registro ou recall, preferiu deixar pra lá e pensou que o consumidor não ia perceber tais erros e deixou como está. Só posso dizer uma coisa...ridículo.

Para registro quem foi companheiro do Emerson em 1973, foi nada mais, nada menos que Ronnie Peterson, um dos pilotos mais queridos de sua geração e um dos mais ousados de todos os tempos. Mais um caso sério de desrespeito e descaso com o consumidor. Acompanhe o Lotus 72E-#SQN(inventado pela Kyosho):


Pneus Goodyear característica do Lotus 72E

O Lotus 72E não correu com o número 6 em nenhuma etapa

Olha o detalhe que marcou o Lotus 72E-#SQN - o nome do piloto Dave Walker

Periscópio e o motor Ford DFV


O aerofólio traseiro do Lotus 72E tinha um inclinação diferente, pelo menos os decalques estão corretos











Apenas para não deixar de lado a história correta, Dave Walker disputou o GP da França em Clermont-Ferrand com o Lotus 72D e com o numeral 6 - igual ao da miniatura, e abandonou a prova na 34ª volta com problemas de câmbio.

Dave Walker teve um ano de 1972 difícil,  onde seu companheiro Emerson Fittipaldi foi o campeão da temporada, e o mesmo ficou sem pontuar teve muitas quebras e acidentes, sendo dispensado no final da temporada.

Por enquanto é isto caros Hot Collectors, em breve estaremos com mais histórias e miniaturas Formula 1 1:64.

Até lá!

2 comentários:

  1. Parabéns pela materia. Se fazer uma pesquisa tambem na escala 1/43 vai achar erros gritantes. A pouco tempo atras fiz uma pesquisa por conta propria e conclui que as miniaturas da escala da pesquisa de 1/43 são feitas para um mercado eropeu e ao vir para o brasil se poem itens ou retira para dar a forma nacinal. Faltando com respeito as colecionadores que acredita que esta comprando uma replica perfeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ederson! Fico feliz que você tenha compreendido o objetivo da matéria. Eu também tenho uma certa culpa nisto porque não fiz nenhuma pesquisa antes de comprar o produto e isto me induziu a erro e espero que com isto os colegas de colecionismo tenham condições de perceber que a história é tão importante quanto o carro em si e que não devemos simplesmente comprar por comprar.

      Excluir