quinta-feira, 10 de agosto de 2017

GUNNAR NILSSON - UM GRANDE PILOTO ESQUECIDO

Olá Hot Collectors!

O personagem desta semana é um piloto praticamente desconhecido da maior parte dos nossos leitores devido a sua curta passagem pela Formula 1. O piloto Sueco Gunnar Nilsson.

Eu confesso que só passei mesmo a conhecer este piloto no final dos anos 90 quando passamos a ter informações e estatísticas sobre a Formula 1 na Internet. Nilsson Estreou na Formula 1 em 1976 pela equipe Lotus substituindo o compatriota Ronnie Peterson que se desentendeu com o lendário Colin Chapman, Nilsson se adaptou rapidamente e teve boas atuações como na Espanha e na Austria que foram seus dois pódiuns na Temporada.

Abaixo galera vou replicar o texto que está Wikipedia do piloto Sueco.

Em 1977, como segundo piloto, Nilsson obtém a primeira e única vitória na carreria. Ela aconteceu na encharcada pista de Zolder, na Bélgica. Fez ainda a volta mais rápida dessa corrida. O piloto sueco consegue o último podium na carreira, ficando atrás de Niki Lauda da Ferrari e James Hunt da McLaren, o vencedor no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.

Mas à medida que o fim da temporada se aproximava, Nilsson ficava cada vez mais doente, com constantes dores de cabeça. Esperou até ao final da temporada para consultar um médico, e entretanto, tinha assinado por uma nova equipe: a Arrows. Finalizou o campeonato em 8º lugar com 20 pontos, a melhor colocação na carreira.

Depois de vários exames, os médicos disseram que a sua dor de cabeça era afinal, um câncer testicular, comum entre homens jovens. Mas na altura, era um cancro mortal, e no caso dele, as suas hipóteses de sobrevivência não eram muitas. Sendo assim, decidiu tirar uma pausa na carreira, para tratar da doença.

Enquanto estava no Hospital Chaning Cross, em Londres, um dos melhores do mundo na área da Oncologia, Nilsson reparava no sofrimento das crianças ao serem submetidas aos vários tratamentos, como a quimioterapia e a radioterapia. Tal como eles, Nilsson perdeu o seu cabelo, mas recusava os sedativos, achando que seriam melhor aplicados nas crianças. Nessa altura, tinha o apoio e a solidariedade dos seus colegas pilotos, que o homenageavam sempre que o podiam. Em Zolder, Mario Andretti dedicou a sua vitória ao ex-companheiro, e outro dos seus amigos no “paddock” era Ronnie Peterson, que o tinha substituído na equipe.

Contudo, os acontecimentos em Monza, no mês de setembro, precipitaram o seu fim. Ronnie Peterson estava morto, e foi um Nilsson fraco e inconsolável, que fez questão de acompanhar o seu funeral em Örebro, a sua cidade natal. Regressou a Londres para morrer, a 20 de outubro de 1978, um mês antes de fazer 30 anos.

Um ano depois da sua morte, a sua mãe Elisabetha lançou o "Gunnar Nilsson Cancer Foundation", que se dedica à investigação e tratamento do câncer. Quando a sua mãe morreu, alguns anos mais tarde, toda a sua fortuna reverteu-se para esta fundação, que se tornou numa das poderosas do seu país. Hoje em dia, graças ao trabalho cientifico, o câncer testicular tem cura em mais de 90 por cento de casos, contra os cerca de 10 por cento há 30 anos.

Fica aqui a nossa homenagem a Gunnar Nilsson através das imagens do Lotus 78, um dos carros mais emblemáticos dos anos 70 que obteve 7 vitórias entre 1977 e 1978. Acompanhe:










Quanto mais baixo, mais downforce!
Motor Ford DFV V8 e a suspensão traseira








As laterais do Lotus 78 eram bem largas para gerar o efeito de asa invertida






Só pra não deixar passar batido o Lotus 78 é um dos mais revolucionários carros já construídos até hoje. O modelo foi o primeiro carro asa da sua geração, para quem não sabe sobre os carro asa, este modelos tinha as laterais em forma de de asa invertida que ao invés de fazer o carro decolar como um avião grudava o mesmo no chão e quanto mais baixo fosse o carro mais veloz.

É isso aí galera, até a próxima!

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